O dia de hoje na Axmedis2007 começou com um keynote speaker, Richard Owens da WIPO.
Para quem não conhece a WIPO – Word Intellectual Property Organization, é uma agência especial das Nacões Unidas que se dedica ao desenvolvimento de um sistema internacional de Propriedade Intelectual, equilibrado e acessível, e que recompense a criatividade, estimule a inovação e que contribua para o desenvolvimento económico, salvaguardando o interesse público.
Uma apresentação voltada principalmente para os aspectos legais relacionados com o Copyright e os novos desafios colocados pelos novos meios de distribuição de material copyrighted sobre meios digitais, tais como a Internet.
Foi uma muito interessante apresentação (embora, e devido essencialmente à ausência de cafeína no sangue, o meu cérebro tivesse tendência para se desligar de quando em vez) em que, foi útil perceber, que a WIPO e os seus associados começam a perceber que não podem legislar sobre copyright e sobre Propriedade Intelectual em geral, ignorando por completo as tendências tecnológicas. Ou seja, a tecnologia deve ser a base para uma boa parte da nova legislação e acordos relacionados com estes tópicos, e que a legislação existente, deve ser alterada tendo em atenção essa mesma tecnologia. Parece-me uma boa opção.
Logo que esteja disponível coloco aqui a apresentação.